Projeto Arquitetônico: Felipe Stockler, Guilherme Busin, Guilherme Dihl, Rafael Cardona
Execução: Vox Arquitetura
Metragem: 110m²
Localização: Porto Alegre – RS
Ano: 2022
Fotos: Marcelo Donadussi
Projetado para um jovem casal e seu primeiro filho, o ponto de partida para o projeto buscava um apartamento onde o design, de forma atemporal, pudesse ser mantido por muito tempo. Além disso, era importante envolver os hábitos e preferências dos seus moradores que, por passarem boa parte dos seus dias em ambientes com iluminação hospitalar, optaram por seguir uma paleta mais aconchegante e confortável aos olhos. O projeto deste apartamento realizou alterações que evidenciaram a sua tendência natural para a amplitude, distribuição e funcionalidade. De atmosfera sóbria e receptiva, o projeto privilegiou a orientação dos clientes e o melhor aproveitamento dos seus espaços.
A reforma do apartamento não é trivial. Ao contrário de uma proposta totalmente nova, o projeto tem como partido o uso coerente da sua estrutura atual, ou seja, a planta do imóvel não sofreu alterações e alguns itens foram preservados ou reformulados.
A área social é configurada de forma totalmente integrada e, como primeiro material selecionado, a madeira percorre toda a sua extensão. Destacamos aqui a unidade dos ambientes de estar, jantar e cozinha, criada com a textura cimentícia aplicada em todo o forro. Mantivemos a cozinha e seus equipamentos existentes como parte desta área social, aberta para a sala, e isso contribuiu muito para os moradores ficarem mais tempo juntos e reunir seus convidados em único espaço.
Com os dormitórios acessados diretamente pela sala, foi possível mascarar a porta de acesso no mesmo painel de madeira, criando uma divisão quase imperceptível entre área comum e área íntima. Uma solução inteligente e com detalhe simples, mas que favorece ainda mais a conexão entre os espaços com poucos elementos.
Os quartos simulam, novamente, a personalidade dos moradores. De tendência minimalista, atribuímos a estas áreas o mesmo conjunto de materiais discretos dos demais ambientes. O uso da mesma madeira em todas as vezes que aparece, harmonizada com paletas monocromáticas no quarto do casal e azul no quarto infantil, reforçou o clima de serenidade e calor nos dormitórios.
Apesar dos limites de cores e materiais, há detalhes e objetos designados que aparecem com maior ênfase em todos os cômodos. Na sala de estar, criamos uma estante em serralheria para ser utilizada como a imaginação pudesse definir, além de também termos adicionado, com o desejo dos moradores, uma adega climatizada e totalmente visível como destaque.
Diante disso, o projeto atribuiu a todos os ambientes de uma forma equilibrada. As soluções de projeto se traduziram em uma arquitetura limpa e uniforme, características que levarão o apartamento Fitzgerald a atravessar o tempo sem perder a sua modernidade.
Telefone
Endereço